12 de janeiro de 2017

Notícias » Manuscritos de Machado de Assis disponibilizados online!


A notícia de hoje é um verdadeiro presente para os admiradores da literatura clássica brasileira! ♥ A Academia Brasileira de Letras acaba de disponibilizar em seu site a consulta online de três manuscritos originais do grande escritor Machado de Assis, documentos estes de extrema importância para a história da nossa literatura. Aproveite já essa novidade e consulte agora os manuscritos dessas grandes obras nacionais!
.

Seja para fins de estudo ou apenas mera curiosidade, a divulgação dos manuscritos do autor é uma excelente oportunidade de conhecermos um pouco mais a fundo o estilo de um dos maiores representantes da literatura brasileira - Machado de Assis! Além disso, os scans dos documentos estão preservados exatamente como o autor os escreveu, ou seja, temos ainda a chance de ver desde notas e comentários pessoais até erros corrigidos pelo próprio autor, acompanhando assim todo o seu processo criativo. Não é o máximo?
No momento três obras do autor estão disponíveis para consulta: Esaú e Jacó (romance), Memorial de Aires (romance) e O Almada (poema). A expectativa da chefe de Arquivo da ABL, Maria Oliveira, é que todas as obras do autor sejam disponibilizadas na internet para consulta instantânea. Antes, a consulta das obras podia ser realizada apenas através de computadores instalados no Arquivo oficial da ABL, no Rio de Janeiro. Que mudança!

Outro ponto positivo da consulta livre dos manuscritos está, claro, na difusão da obra de Machado de Assis e da preservação de nosso patrimônio literário. Com essa oportunidade, imaginem só quantas pessoas poderão conhecer o clássico da nossa literatura sem ao menos saírem de suas casas! Esta é realmente uma iniciativa fantástica que agregará e muito na expansão de nossa cultura.


Acesse os manuscritos:

1. Acesse este site (Academia Brasileira de Letras)
2. No menu superior, à direita, clique em "Memória da ABL" e depois em "Arquivo"
3. Na página que abrir, clique em "Consulta ao Acervo Arquivístico", localizado no menu à direita.
4. No campo "Arquivo", selecione Machado de Assis e no campo "Item", selecione ACAD Textual.
5. Clique em ACAD Textual, escolha sua obra, selecione "Detalhes" e boa leitura!


Gostaram?! :D
Eu estou muito feliz e confesso que já fiquei horas analisando cada página. 
Este é um verdadeiro tesouro para todos os amantes da literatura, e que agora está disponível para consulta no conforto de nossos lares! Boa leitura, pessoal!

Um comentário:

  1. Já li um livro do Machado faz uns 2 anos e - NOSSA - como foi difícil pra mim. Mas também foi uma das minhas primeiras leituras... Eu queria me testar HAHAH


    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)